quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Rio de Janeiro. Do Centro à Zona Sul

Adoro o Centro do Rio de Janeiro. Enquanto trabalhei lá, tive a sorte de ver e ter contato com muitos centros culturais históricos da cidade. Todos os dias passa pelo Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural dos Correios, Candelária, Theatro Municipal, Paço Imperial, Casa França Brasil... Além disso, a variedade de livrarias, restaurantes, lojas, estações de metrô são como em nenhum outro lugar do Rio. A pé conseguimos ir do centro popular de comércio, o SAARA, às lojas mais chiques da Avenida Rio Branco. 


É muito bom passar o dia-a-dia inserida em um ambiente cultural forte, onde basta querer para usufruir. Claro que o tempo também conta muito nessas horas. Para mim, não há melhor lugar para se trabalhar do que os centros das cidades. São cheios de gente, de uma variedade incrível, mas ao mesmo tempo são repletos de opções. E é assim que é bom.


Agora, trabalhando em Botafogo, na Zona Sul, é diferente. Há muito menos opções do que no centro. Menos de tudo: restaurantes (só no shopping, muito caro), comércio popular não existe, lojas, farmácias, tudo. Mas nem tudo é ruim, pois a vista para o Pão de Açúcar é linda demais nos dias de sol e céu azul. Passar pelo Aterro do Flamengo todos os dias e ver as pessoas se exercitando na orla da praia. Dá ânimo começar o dia assim.


Para quem já trabalhou nos dois lugares é inevitável a comparação. Apesar disso, cada um tem suas características e merecem ser valorizados. A admiração pelo Centro continua e ainda sei que é um dos mais belos locais da cidade, sem dúvida.
Igreja da Candelária
Vista do Pão de Açúcar

Nenhum comentário: