quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Orçamento e gastos

Esse tema sempre me interessou muito, pois desde muito tempo gosto de fazer contas, controlar e investir meu dinheiro seja no que for, e na poupança. Então, nada mais justo do que falar sobre isso.
Muitos não ligam em poupar uma quantia do dinheiro que recebem todo mês. Não precisa ser muito dinheiro, mas algo que não faça tanta falta, ainda mais quando se tem objetivos futuros de aquisição. Além disso, poupar é muito bom para evitar dívidas.

Outro ponto importante é, pelo menos, tentar controlar o que gasta por mês. Realmente é complicado colocar TUDO na ponta do lápis. Tem gente que coloca até bala e chiclete, mas acredito que não seja fundamental, a não ser que se compre caixas dos produtos em questão. O mais importante é contar os gastos com transporte, aluguel, condomínio, saúde, lazer, contas de luz, telefone e outros mais.

Para facilitar esse controle, há muitos endereços na internet que disponibilizam planilhas de orçamento pessoal prontas para download e uso. Uma delas é a da BM&F Bovespa (http://migre.me/5q1AE). Nela podemos encontrar linhas e colunas para praticamente todas as despesas pessoais. Facilita muito a vida de todos e, sem dúvida, colabora para menos dívidas e mais consciência de consumo.

Nenhum comentário: