É verdade. Ninguém muda a não ser por si mesmo ou pelo tempo que passa. Se alguém pensa que pode mudar o outro, está enganado. E isso não é fatalismo, apenas é a verdade.
Somos infelizes se acreditarmos nisso e levarmos essa ideia adiante. Podemos olhar para nós mesmos, veremos o quão dificil é mudar para atender às expectativas de alguém. Por mais que tentemos, é um exercício diário e estamos condicionados a ser de nosso jeito, devido à maneira como fomos criados e o ambiente em que vivemos.
Se para nós não é fácil, para os outros também não. Complicado exigirmos das pessoas o que temos em mente, o ideal do que gostaríamos que fosse. A expectativa nos leva à frustração. Conselhos para não a alimentar-mos também não são dos melhores, pois inevitavelmente criaremos alguma expectativa, por menor que seja e mesmo que não percebamos.
Pois é, ninguém muda. Nem eu, nem você, nem ninguém no mundo. Há quem diga que hoje não somos os mesmos de ontem, porém na essência somos sim. Podemos nos mudar para outro país, outro estado, conhecer novas pessoas, frequentar novos lugares, agir de maneira diferente do que costumávamos. Tudo diferente, porém somos os mesmos e, se quisermos voltar, podemos. Não mudamos para sempre. É momentâneo, mesmo que seja por um longo tempo.
Como ninguém muda, ou aceitamos ou, como dizem, "os incomodados que se mudem".
Nenhum comentário:
Postar um comentário